Momento Espírita
Curitiba, 26 de Junho de 2022
busca   
no título  |  no texto   
ícone Sobre o Momento Espírita

Momento Espírita – Trinta Anos

Era uma vez...

As boas histórias começam assim. E nos conduzem a um mundo de sonhos, de magia, de beleza, inebriando-nos a alma.

Essa também começou assim, lá pelos idos de 1990.

Era uma vez dois homens idealistas, que imaginaram que seria muito bom se a Doutrina Espírita pudesse ser ofertada, diariamente, a todas as gentes.

Não seria um programa doutrinário, idealizado para espíritas, nem que desejasse conquistar prosélitos.

Não. Um programa atendendo ao projeto da própria Doutrina: alcançar corações para o Reino de Deus, para a alegria de viver, a gratidão pela vida

Transformar homens comuns em homens de bem, com gotas homeopáticas, diárias, que falassem de amor, de compaixão, que falassem das coisas do mundo, do dia a dia, dos quefazeres de todos nós.

O programa deveria ser dedicado ao povo, ao ouvinte, sem qualquer conotação de credo, de raça, de idade, de classe social.

E para ser o mais universal possível, seu destino deveria ser o coração de cada um, muito mais do que o intelecto. Não era para se pensar muito, mas para se sentir e se emocionar em cada audição.

Palavras simples, comunicação direta e objetiva, assunto restrito e pontual, que atendesse as necessidades humanas.

Eis aí o perfil do ouvinte que serviria de parâmetro sobre o alcance de cada mensagem: era aquele que, estando no transporte coletivo, lotado como sempre, ao ouvir a mensagem, mesmo sem poder prestar muita atenção, entendesse o recado, mesmo ouvindo (pouco), mas sentindo tudo, de modo que fosse suficientemente envolvente que tirasse sua mente e sua emoção do desconforto que enfrentava, pelo tempo que durasse.

Ele aprovando, estaríamos no caminho certo.

Por mais incrível que pareça, assim aconteceu.

Napoleão Araújo e Mauricio Roberto Silva, os idealistas, procuraram uma emissora e lá encontraram Paulo Roberto Oliveira, com know how de programas radiofônicos, com experiência em termos de tempo e horários.

E a sugestão foi de cinco minutos de duração e em horário em que as pessoas estivessem se movimentando para o dia.

Em casa, se preparando para sair ou para assumir as tarefas pela frente. Nos seus carros, no trânsito. Nas empresas, iniciando expediente. E, claro, o nosso usuário do transporte coletivo, firme na lida inicial do dia...

E muitas coisas foram se descobrindo, na sequência. O idealista da emissora, que se tornaria, posteriormente, a voz do Momento Espírita, tinha fortes raízes com a Federativa.

Ele é consorciado com Lia, que tem como avós maternos Lauro Schleder e Teresa Paraná, filha de Sebastião Paraná, um dos fundadores da FEP e seu segundo presidente.

Coincidência? Não. Essa como tantas das coisas que nos acontecem são daquelas linhas traçadas pela Divindade e que determinam o alcance dos objetivos maiores.

Lauro Schleder, segundo informações do amigo e médium espírita Divaldo Pereira Franco, é o coordenador espiritual do Programa Momento Espírita.

Nada é fácil ou nasce pronto, perfeito. O Programa passou por uma fase experimental, sofreu interrupções, motivo pelo qual somente consideramos a sua existência, a partir do mês de maio de 1992, quando se efetivaram as transmissões pela Rádio Ouro Verde, às 6h55 da manhã, em Curitiba e nunca mais pararam.

Conhecido nacional e internacionalmente, foi adquirindo cidadania e sendo requerido pelos confrades que o desejavam veicular em suas cidades, depois diretamente por emissoras, considerando os altos índices apresentados no IBOPE.

E lá se vão trinta anos...

Hoje, é veiculado em dezenove Estados brasileiros. As emissoras, cadastradas em sistema específico, fazem download dos programas, o que permite que o programa veiculado na capital paranaense, berço do Programa, seja o mesmo veiculado em todas as demais localidades, no mesmo dia.

Multiplicaram-se os produtos, no decorrer dos anos, podendo-se contar 35 CDs de textos, 8 CDs com trilhas musicais exclusivas, 2 CDs para o público infantil, 1 CD em espanhol, 1 DVD animação, 12 livros, 2 pen cards.

Em 2018 e 2019, foram produzidas agendas para os anos subsequentes.

O site, no ar desde março de 1998, foi recebendo adendos e hoje se apresenta em cinco idiomas: português, francês, espanhol, inglês, italiano, com locução nos dois primeiros.

Ao longo desses anos, manteve-se o locutor, o corpo de redatores sofreu algumas alterações, também a dos revisores e tradutores. Contudo, o trabalho jamais feneceu, nem perdeu qualidade.

A FEP investiu em estúdio próprio, para as gravações. E uma pessoa sensível que, quando prepara a mixagem sente ao seu redor muitos invisíveis do bem, cria efeitos sonoros especiais para cada texto.

Uma pausa estratégica na locução. O som de um piano. A chuva que cai. Trovoadas. Silêncio. E a voz do locutor que se sobressai novamente.

Em 2006, a FEP obteve registro da marca nominativa, com as renovações periódicas devidas.

Sempre aprendendo, melhorando, burilando sua qualidade, atento às inovações, um novo produto conquistou mais e mais corações em abril de 2020, com o lançamento pelo Canalfep do Momento Espírita Filmes.

Os textos ganharam imagens, cor, movimento.

Primorosa concepção, trilhas sonoras compostas ou adquiridas de artistas internacionais, especialmente para cada texto, diversas das radiofônicas ou dos CDs. Tudo atendendo a rigoroso detalhamento, qualidade primorosa, de um coração de artista, espírita, idealista.

Já viram que a tônica do Programa é o idealismo, primor na concepção, cuidados extremos com direitos autorais.

E o ano de 2021 foi o ano de conquistar as redes sociais e as plataformas digitais.

O volume 35 do CD Momento Espírita foi lançado pelas plataformas digitais, sendo ofertado fisicamente on demand.

Seguiram-lhe os anteriores, a pouco e pouco, conquistando espaço mais e mais e tendo assegurados os seus direitos autorais.

Chegamos a esse patamar, trinta anos, agradecidos a Deus pelo trabalho realizado, pelos tantos benefícios espalhados, alguns conhecidos, a maioria desconhecidos.

O importante é que a semeadura se fez e prossegue ininterrupta. Oxalá possamos acrescentar muitos outros anos a essa tarefa iluminativa.

Quantas bênçãos mais nos reservará o amanhã?

Redação do Momento Espírita
Federação Espírita do Paraná
Em 9.5.2022.

© Copyright - Momento Espírita - 2022 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998