Momento Espírita
Curitiba, 27 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O amor que enlouqueceu

A cena chocou a policial, apesar de sua experiência no atendimento a vítimas de acidentes e de agressões.

A senhora fora encontrada com múltiplas lesões. No hospital, tivera diagnóstico de concussão cerebral e algumas fraturas.

Não podendo dela obter informações, pelo estado de inconsciência, buscou acesso à sua ficha hospitalar.

Descobriu que, desde que viera para a cidade, há quatro anos, fora atendida, emergencialmente, mais de uma vez. Primeiro, um punho quebrado. De outra feita, costelas fraturadas.

A perspicácia de Melissa identificou, embora as desculpas assinaladas no prontuário médico, pela própria paciente, que se tratava de violência doméstica.

O que a estarreceu foi descobrir que o agressor era o enteado, jovem de dezessete anos, que residia com o casal.

No interrogatório, ela detectou tamanho ódio do rapaz pela madrasta que a levou a questionar as razões desse sentimento tão intenso.

O esposo desconhecia as agressões anteriores porque, habilmente, a esposa jamais lhe contara, no intuito de evitar conflitos entre pai e filho.

Desculpava-se, falando de uma queda, um descuido para encobrir a violência.

Foi com a ex-esposa que Melissa descobriu a causa daquele ódio extremado. Ela criara e alimentava o ódio no filho.

De tudo e por tudo culpava aquela mulher, que dizia ser a usurpadora da sua vida, destruidora da sua felicidade. Não se dava conta de que o seu casamento findara bem antes que o marido tornasse a se consorciar.

Um comentário da policial foi marcante: Eu também estou divorciada. A minha decisão, desde o princípio, foi jamais insuflar qualquer sentimento que pudesse ferir o bom relacionamento entre meus dois filhos e o pai deles.

Nada deve alterar isso. Nossa relação sofreu dificuldades e nos separamos, mas o sentimento de respeito a ele, como pai, fica acima de qualquer outro.

Desejo que meus filhos o amem, continuem o bom relacionamento com ele. Nenhum sentimento ruim deve interferir nisso.

Ódio somente faz mal a quem o sente, a quem o estimula, a quem o absorve. O ódio motiva tragédias, desmantela famílias, infelicita.

*   *   *

Dizem que o ódio é o amor que enlouqueceu. As tantas cenas tristes e os relatos de certas tragédias nos asseguram essa verdade.

Quando se instala nas fontes do sentimento, envenena-o. E faz tanto mal a quem o nutre, que desarticula os aparelhos nervoso, circulatório e digestivo.

Tudo isso pode se transformar em enfermidades físicas e emocionais, de largo e doloroso curso.

O ódio em nossas vidas é aquele mesmo que alimenta, psiquicamente, os conflitos bélicos que estouram pelo planeta, como um incêndio surgindo de uma fagulha.

O único antídoto para ele é o amor, o sentimento por excelência, que modifica nossas estruturas emocionais e comportamentais.

Cabe-nos vigiar as nascentes do coração e da mente, onde se originam os semens do ódio, erradicando-os e substituindo-os pelas células vivas do amor.

Será o amor que estabelecerá nos corações e no mundo, o reino de Deus.

E somente o reino de Deus nos trará bem-estar, alegria de viver, paz de espírito.


Redação do Momento Espírita, com pensamentos extraídos do
cap. 8 do livro
Perfis da Vida, pelo Espírito Guaracy Paraná Vieira,
 psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 4.3.2024.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998