Momento Espírita
Curitiba, 24 de Novembro de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Há muito amor na Terra

Nunca houve tanto amor na Terra como hoje...

Quando lembramos das notícias alarmantes de crimes, violências e desatinos, imaginamos que a frase cabe somente na boca dos visionários.

De um modo geral, focamos nas notícias em que predominam a maldade e a miséria.

Em uma escola, certa classe de ensino fundamental, desafiada a um debate, foi dividida em duas equipes.

Uma apresentaria a tese do domínio do mal no mundo, enfocando as guerras que não cessam, os crimes que apavoram nosso cotidiano, as brigas, os desentendimentos de toda sorte.

A outra equipe traria relatos de práticas do bem, defendendo a tese de que há muito amor circulando nas veias do planeta.

De início, o debate parecia conceder vitória ao primeiro grupo. No entanto, à medida que foram sendo apresentadas as inúmeras atividades em prol do conhecimento, da cultura, da solidariedade, o clima foi se alterando.

Foram lembradas ações, como a distribuição de alimentos e agasalhos para moradores de rua; enxovais para bebês ofertados para gestantes carentes; mães que doam seu leite para salvar vidas frágeis; cursos de alfabetização de adultos.

Foram mencionadas instituições que oferecem ensino de qualidade, do fundamental ao ensino médio; que trabalham com crianças em situação de risco; que oferecem apoio e assistência à gestante, impedindo que pereçam a vida existente e a que se encontra em formação; que auxiliam famílias necessitadas, enquanto se reerguem das dificuldades que as envolvem; que abastecem bibliotecas de unidades de aprisionamento, com livros de variada ordem, a fim de que mentes sejam ilustradas; que abrigam animais abandonados, promovendo projetos de adoção, que encontram eco em muitos lares.

A relação foi se alongando, de tal forma, que foi estabelecida nova data para a apresentação de outros tantos projetos.

Sim, há muito amor circulando na Terra.

Pode parecer o contrário, quando nos detemos nas redes sociais e nos noticiários que somente divulgam desastres, crimes, corrupção; que apresentam as estatísticas alarmantes de feminicídio, violência doméstica, assaltos e agressões em plena rua.

Essas fontes deixam de enaltecer o garoto da favela que conseguiu alta pontuação no ENEM - o Exame Nacional de Ensino Médio; o menino que ganhou a Olimpíada Mineira de Matemática em três níveis e que ficou com a Medalha de Prata na Olimpíada Paulista de Matemática, onde participou como convidado.

Sim, temos muito amor circulando no mundo. Amor pelo conhecimento, pela arte, pelas pessoas, pelos animais, pela natureza.

Basta somente que tenhamos olhos de ver e busquemos as fontes adequadas para nossas navegações ou leituras.

Que nossa preferência seja por aqueles sites que se especializam em notícias boas, que enfatizam o que há de bom neste bendito planeta azul.

Bem é tudo que está de acordo com a lei divina, que é de progresso e justiça.

Quem está envolvido com o bem, tem amor em seu coração e é isso que transmite ao mundo.

Se quisermos, podemos, com nossas atitudes, engrossar ainda mais esse maravilhoso cordão de amor que abraça o planeta.

Redação do Momento Espírita
Em 15.10.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998