Momento Espírita
Curitiba, 28 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Persiga o que deseja

Pelos caminhos do nosso planeta é muito fácil achar aqueles que andam desestimulados em face da vida, dispostos a abrir mão dos próprios projetos e sonhos, considerando as dificuldades em alcançá-los.

Muita gente sonha com determinada profissão, que lhe dará estabilidade econômica, que o fará realizado emocionalmente. Porém, indispõe-se diante dos exames, dos testes variados ou da competição a enfrentar.

Muita gente deseja falar diversas línguas para poder se comunicar com mais facilidade nas viagens, ou mesmo para se capacitar melhor para as exigências do trabalho, mas desanima quando sabe que precisará estudar e dedicar-se.

Importante saber que as grandes conquistas da vida nunca serão fáceis, e assim não devem ser. Isso é parte do que as faz grandiosas.

Não podemos nos iludir crendo que sonhos são realizados feito mágica, que, de uma hora para outra, as portas da facilidade se abrirão.

Acompanhamos de longe as histórias daqueles que realizaram alguns de seus objetivos maiores. Recortamos um pedaço da história, normalmente, a fase final da conquista, e assumimos, ingenuamente, que tudo assim deve se dar.

Alguém entra no palco de um concurso de talentos, um desconhecido da multidão. Ao soltar a voz, canta lindamente, impressionando e emocionando a plateia.

Tem sua vida modificada a partir dali. Passa a ser reconhecido, a ser admirado.

Curioso como ainda admiramos o talento dos outros como se fosse um presente de Deus, no sentido de que o Criador concedeu a alguns certos dons e a outros não.

Como somos ingênuos... Aquele talento, que se desvela diante de nosso olhar estarrecido, é trabalho de séculos, conquista de uma alma imortal.

Não há predileções na Criação. Não há tratamento distinto. Todos receberam as mesmas condições mas, cada um se desenvolveu de forma distinta, utilizando seu livre arbítrio e sua vontade.

Dessa forma, é natural que, num mundo como o nosso, tenhamos ainda os que realizam e os que apenas admiram; os que produzem e os que invejam; os que caminham e os que se escoram nas pedras do caminho.

Por isso, um sonho realizado é, muitas vezes, o trabalho de milênios!

No entanto, esse trabalho enorme um dia teve um começo, um ponto de partida.

Que tal o nosso ser hoje?

Sim, agora, numa decisão de nossa vontade, num ímpeto de coragem da alma que finalmente romperá o marasmo, os dias iguais.

Sigamos adiante! Sigamos ao encalço do que desejamos! Se as nossas intenções estiverem alicerçadas no bem, no amor, na beleza, o Universo trabalhará conosco, sempre.

Não será uma jornada solitária.

Será árdua. Precisa ser. Haverá momentos que pensaremos em desistir. Esses momentos farão parte da beleza e do valor da grande conquista final.

Corramos ao encontro do que desejamos. Comecemos com um primeiro passo, um passo de decisão, de alegria, de quem é dono de seu destino, de quem sabe que está fadado à perfeição.

Basta trabalharmos dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, por ela, com toda nossa alma, com todo nosso coração.

As leis de Deus estão ao nosso lado. O próprio Criador, estará sempre conosco.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. 40, da pt. VIII,
 do livro
Ações corajosas para viver em paz, pelo Espírito
 Benedita Fernandes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 26.8.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998