Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O legado de Jesus

A História da Humanidade é composta pelas ações de homens e mulheres que, ao longo do tempo, deixaram marcas indeléveis da sua passagem pela Terra.

No entanto, entre todos eles, destaca-se a figura de Jesus, que permanece incomparável, até os dias de hoje.

Alguns desses homens e mulheres deixaram o legado de uma era, ou a História lhes dedicou um período ou um século com seus nomes, para lhes marcar a lembrança.

Porém, somente Jesus separou a História entre antes e depois de Sua passagem.

Houve quem expressasse sua visão de mundo, escrevendo tratados, compêndios ou extensas obras propondo profundas reflexões filosóficas.

Mas, Jesus, ao apresentar a Sua proposta aos homens, o fez da forma mais singela e marcante, vivenciando-a, em todos os momentos da Sua vida.

Muitos foram aqueles que expuseram análises a respeito da Divindade e da nossa relação para com Ela.

Contudo, somente Jesus nos trouxe a preciosa informação de que Deus é o Pai de todos nós, independente de raça, credo ou posses. Ele é o Provedor de todas nossas reais necessidades.

Variadas se fazem as doutrinas e muitos são os pensadores a nos oferecer parâmetros para nossa conduta nesta existência.

Porém, é com Jesus que temos o amor eleito como ferramenta incondicional e indispensável para bem conduzirmos nossos passos na Terra.

Tantos foram os que se isolaram em processos reflexivos, a fim de trazer ao mundo suas doutrinas e ideias.

Jesus, o Incomparável Mestre, através da convivência com a multidão sofrida e sedenta de justiça e paz, exemplificou o amor de maneira indistinta.

Não importa o tempo ou a época, a moda ou os costumes, Jesus permanece inigualável referência para a Humanidade.

Sem preconceito de ordem alguma, juntava-se aos estropiados, doentes, marginalizados da sociedade de qualquer tipo, para amá-los.

Discutia as mais profundas questões das Leis de Deus com pensadores e religiosos, ofertando-lhes aprendizado nobre.

Dirigia-se ao povo simples, servindo-se das imagens por todos conhecidas, acerca das questões que lhes eram próprias, a fim de melhor ilustrar o Seu ensino.

O Ser mais perfeito que a Terra já recebeu, sabia falar às gentes sobre um tesouro encontrado no campo, uma moeda perdida e encontrada, uma semente minúscula que se transformava em frondosa árvore.

Ciente das dores que teríamos a enfrentar, Ele se ofereceu como Aquele a quem podemos recorrer: Vinde a mim, vós que estais aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei.

Por isso, Jesus foi e será sempre referencial de vida para as nossas vidas.

Também será o amparo nos momentos de dor e provações desafiadoras, considerando que se declarou o Pastor que cuida de todas as Suas ovelhas.

Ele está conosco, nos dias de conquistas e felicidades. Igualmente, nas horas de angústia e crises morais.

Não O esqueçamos. Ele é o Irmão mais experiente, Aquele que alcançou a pureza, que comunga com o Pai e nos oferece a Sua mão, a fim de que O sigamos.

Tenhamos Jesus presente em nossa intimidade, em nossas preces, em nossos dias.

Redação do Momento Espírita.

Em 12.2.2021.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998