Quando tivermos oportunidade de ouvir o canto dos pássaros, aproveitemos. Estaremos cuidando da nossa saúde.
Estudos recentes, como o do Instituto Max Planck e da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, mostraram que esse canto reduz a ansiedade e os pensamentos irracionais.
O principal estudo analisou o impacto do ruído do tráfego e do canto dos pássaros no humor de centenas de voluntários.
A análise buscou identificar a relação desses sons com a paranoia e o funcionamento cognitivo.
Os resultados foram impactantes. Resumidamente, chegaram à conclusão de que ouvir o canto dos pássaros reduz a ansiedade e a paranoia em participantes saudáveis.
O ruído do tráfego piora os estados depressivos nos participantes com esse transtorno.
Segundo os estudiosos, a influência positiva do canto das aves no humor já é conhecida. Tem a ver com nossa ancestralidade.
Desde os tempos mais remotos, o cérebro associava que, em locais em que os pássaros estavam cantando, tudo estava bem. Tudo estava seguro, pois, quando os pássaros paravam de cantar, era sinal de perigo.
Trazemos conosco essa associação. Além disso, as frequências e melodias oferecidas por eles têm a tendência de nos acalmar, ao contrário dos ruídos das grandes cidades.
Estudos ligados ao contato com a natureza estão sendo ampliados. Experiência demonstrou que o hábito de uma hora de caminhada na natureza reduz a atividade cerebral associada ao estresse.
Para os que estão envolvidos nessas pesquisas, reside certo mistério por trás de tudo isso.
Um deles afirmou:
Ainda não podemos dizer quais características da natureza - cheiros, sons, cores, ou a combinação deles - são responsáveis pelo efeito. Mas está claro para nós que a natureza melhora a saúde mental e o bem-estar.
Ficamos a pensar: Quando foi que perdemos essa ligação com a natureza? Afinal, nós fazemos parte dela!
Quando foi que nos isolamos e passamos a nos considerar seres à parte, inclusive destruindo indiscriminadamente essa própria natureza que tem o poder de nos curar?
Percebamos como o Criador nos cercou de tudo que mais necessitávamos para crescer, para sobreviver e para desenvolver nosso equilíbrio físico-mental na Terra.
Ouçamos mais o canto dos pássaros, deixemo-nos encantar pela sua diversidade, pela beleza e particularidade de cada um deles.
Sejamos curiosos, pesquisemos, identifiquemos esse ou aquele, os horários em que cantam, as árvores que buscam. Tornemos o processo, quem sabe, uma diversão em família.
Ou, se desejarmos, simplesmente fechemos os olhos e ouçamos, sem pensar em mais nada, com a humildade de quem está aprendendo e recebendo um bem tão grande.
A natureza tem a capacidade de nos curar o corpo e a alma.
Lembremos disso. Desde tudo que produz de fauna e flora, passando pelas belezas visuais estonteantes, pelas riquezas de cheiros, de sons, até as energias vitais que emanam de cada um desses seres inigualáveis.
Ouçamos os pássaros. Ouçamos a natureza. Conectemo-nos ao Criador.
Redação do Momento Espírita, com base em
reportagem do site www.revistaplaneta.com.br,
de 14.10.2022.
Em 8.11.2025
Escute o áudio deste texto