Acontecem muitas vezes e, de um modo geral, simplesmente nos admiramos que aconteçam, sem atentar para detalhes.
No entanto, muitas dessas tais coincidências têm por trás a Sábia Mão Divina.
Lembramos de um empresário aposentado que recebeu um telefonema certo dia. Era da secretária de um famoso cardiologista que ele consultara há seis meses.
Ela desejava confirmar a sua consulta para o dia seguinte, às nove horas da manhã.
Richard Fleming não se recordava de ter marcado consulta. Lembrava que estivera na clínica, submetera-se a uma extensa bateria de testes e tudo estava bem.
Reticente, disse à secretária que não se lembrava de nenhuma consulta marcada com o cardiologista.
Ela pareceu um pouco hostil, nesse momento.
O senhor é Richard Fleming? Então, aqui está, amanhã, nove horas da manhã.
Por favor, o Dr. Brown é um médico muito conceituado, sua agenda está sempre lotada. Se o senhor não quiser vir à consulta, é só dizer. Desmarco e ligo para um paciente que esteja em lista de espera.
Richard achou que seria muito deselegante desmarcar a consulta, por isso a confirmou.
Mas, ficou preocupado. Será que o Mal de Alzheimer o estava abraçando?
Pensou que, no dia seguinte, depois dos exames e dos testes, perguntaria ao médico o que fazer quanto a essa possibilidade. Afinal, de todos os processos de envelhecimento, o que ele mais temia era perder a sua capacidade mental.
Contudo, nem deu tempo para fazer indagações. Ao avaliar os primeiros resultados dos exames, o médico lhe disse que detectara um problema grave em seu coração.
Algo que necessitava urgente intervenção. Fora muito bom que ele tivesse vindo àquela consulta. Um ou dois meses mais e poderia ter sérios problemas.
Enquanto isso, na recepção da clínica, uma discussão tinha lugar.
Um homem estava quase a gritar com a secretária:
Como o senhor Richard Fleming já está sendo atendido? Eu sou Richard Fleming e minha consulta estava marcada para as nove horas, hoje!
Ante a sua insistência e impaciência, a secretária foi verificar no arquivo e descobriu duas fichas separadas para dois Richard Fleming.
Um era o que estava à sua frente e marcara a consulta. O outro era o que estava recebendo um diagnóstico grave e a prescrição da cura.
O Richard Fleming errado havia recebido o seu telefonema. Um equívoco que foi providencial para a vida do empresário aposentado.
Em verdade, ele precisava que isso acontecesse para que sua vida pudesse ser salva!
* * *
Deus tem sempre inusitadas formas de agir. Uma coincidência de duas pessoas com o mesmo nome poderia criar muita confusão.
Nesse caso, foi utilizada pela Providência Divina para que uma pessoa pudesse ter sua vida salva!
Por isso, quando algumas coincidências acontecerem em sua vida, beneficiando-o, provocando-lhe felicidade, analise com cuidado e verifique se não podem ter sido provocadas pelo Pai amoroso e bom.
Isso porque o que chamamos simples coincidências são a expressão do amor de Deus aos Seus filhos.
Pensemos nisso!
Redação do Momento Espírita, com base em texto do livro
Pequenos milagres, v. II, de Yitta Halberstam & Judith Leventhal,
ed. Sextante.
Em 5.1.2016.
Escute o áudio deste texto