Como é o Espírito após a morte?
Ele conserva sua aparência física, suas sensações e suas necessidades? Os Espíritos se reconhecem após a morte?
Para entendermos todas essas questões faz-se necessário um pequeno estudo a respeito do perispírito.
O perispírito é o envoltório fluídico que serve de intermediário entre o Espírito e o corpo.
Todos os órgãos físicos encontram seus correspondentes energéticos no perispírito, que se liga ao corpo molécula a molécula.
Pois bem, é esse envoltório fluídico que mantém a aparência humana do Espírito após a morte.
Além disso, ele é responsável pelas percepções espirituais.
Tudo o que se passa em nível físico reflete-se no perispírito e, por extensão, tudo que se passa em nível espiritual reflete-se no corpo, através do perispírito.
O Espírito é como uma centelha de luz.
Não precisa vestir-se nem alimentar-se, não sente frio ou sede, porque essas necessidades e sensações são puramente biológicas.
Contudo, por um condicionamento psicológico, pode suceder que, após a morte, o Espírito tenha a impressão dessas sensações e necessidades, que lhe parecem bem reais, dada a densidade do seu corpo fluídico.
Nesses casos, o corpo espiritual, que é o perispírito, pode ressentir-se do distúrbio mental advindo daquela falsa impressão, mas, na realidade isso só acontece porque o Espírito ainda está muito atrelado à matéria.
Para nós, encarnados, o perispírito é impalpável, entretanto para os Espíritos desencarnados, o perispírito é tão palpável quanto o próprio corpo físico.
Por todas essas razões, após a morte, o Espírito conserva os traços físicos que tinha em vida e sua personalidade não se altera, senão pelo baque que a continuação da vida exerce sobre ele.
Os Espíritos mais adiantados moral e intelectualmente podem modificar sua aparência perispiritual, mostrando-se com a feição que mais lhes apraza. Os inferiores já não possuem essa condição, em plenitude, podendo somente distorcer sua aparência.
Não pense que após a morte você passará a viver num mundo esvoaçante e fantasioso...
O mundo espiritual, para o nosso nível evolutivo, ainda é bastante semelhante ao mundo corpóreo, ou melhor, o mundo corpóreo é que é uma cópia imperfeita do mundo espiritual.
* * *
No plano espiritual existem colônias onde vivem os Espíritos.
É muito natural que os Espíritos se agrupem após a morte, conforme suas afinidades e o seu padrão evolutivo, formando, então, essas colônias, cuja organização social é muito mais avançada.
Os Espíritos inferiores podem assumir feições assustadoras.
Às vezes, isso acontece por efeito de sua distonia mental e, noutras vezes, porque desejam realmente assustar. Todavia, é como uma espécie de fantasia, porque todos os Espíritos são homens que já morreram.
* * *
Guiado pela certeza da Imortalidade da alma e da reencarnação, viva cada segundo como se fosse o único.
Porque, mesmo a vida continuando, o tempo não volta.
Redação Momento Espírita.
Em 12.11.2012.