Momento Espírita
Curitiba, 18 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Uma pausa na rotina

No Japão, há uma linha ferroviária, que margeia o rio Nishiki e a floresta ao seu redor. Um encanto de lugar, com um rio caudaloso e uma frondosa floresta nas encostas das montanhas.

A viagem de trem dura cerca de uma hora, enquanto percorre quatro estações, ao longo de pouco mais de trinta e oito quilômetros.

Uma das estações, construída e inaugurada em 2019, se chama Seiryu-miharashi. Fica no meio do nada e tem apenas uma plataforma com telhado.

O trem faz uma parada por cerca de dez minutos. Essa plataforma não tem entrada nem saída, nem cobrança de ingressos.

Ela só é acessível pelos trens especiais que circulam nessa linha. Não é possível acessá-la a pé ou de carro, pois não há trilhas ou estradas que permitam chegar até ela.

A finalidade dessa estação é permitir que as pessoas façam uma pausa para admirar a natureza.

Serve como um observatório da beleza natural da região. Um lugar onde os viajantes podem, em paz e no silêncio, contemplar as maravilhas de uma tela natural, criada pelo artista mais extraordinário e inigualável.

Uma pausa na rotina. Minutos para se conectar com a beleza.

*   *   *

Nós também podemos fazer pausas, em nossas rotinas diárias, para admirar o que a natureza nos oferece.

Basta que tenhamos olhos de ver.

Em casas abandonadas, em meio às ruínas, podemos descobrir pequenas plantas que florescem, entre tijolos ou pedras.

Andando pelas ruas barulhentas, entre o movimento dos carros e das pessoas, basta um olhar atento e podemos observar as lindas árvores que ladeiam as ruas. Por vezes, até pássaros fazendo seus ninhos.

Na correria de nossas atividades profissionais, podemos chegar à janela, parar alguns minutos e admirar o sol a brilhar e a aquecer as pessoas e o mundo.

À noite, podemos fazer uma pausa e olhar a infinitude do céu, contemplando o brilho das estrelas e a grandiosidade da lua.

Uma flor solitária, no jardim de uma casa ou em uma praça pública, pode nos chamar a atenção para um momento de pausa.

O canto de um pássaro pode nos tirar da agitação diária. Poder ouvir e deixar-se envolver pela sinfonia da natureza pode ser um bálsamo para nossas horas.

Se tivermos um pouco mais de tempo, no quintal de nossa casa ou no espaço comum do condomínio, podemos tirar os sapatos e nos conectarmos com a terra, desfrutando do contato de nossos pés com a umidade ou a secura do solo.

Ou podemos apenas sentar em um banco no parque para nos encantarmos com a beleza natural ao nosso redor.

*   *   *

Somos parte da natureza. Fazer conexão com os elementos naturais nos permite nos realimentar de boas vibrações.

Inspirar. Expirar. Respirar de forma pausada e calma.

Fazer um stacato e admirar a natureza é uma forma de reconhecermos a grandiosidade de Deus e Sua perfeição. Também de identificar o nosso papel na proteção e conservação do meio ambiente do nosso planeta.

Permitamo-nos essas pequenas pausas no nosso dia a dia. Sejamos gratos a Deus por nos conceder tantas maravilhas, que nos renovam as forças, para prosseguirmos na viagem da vida.

Criemos nossa plataforma particular de admiração do belo.

Redação do Momento Espírita
Em 9.8.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998