Momento Espírita
Curitiba, 20 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone E a vida continua...

Vi meu pai morrendo na minha frente e não entendi porque Deus o matou... Desde esse dia, não acredito mais em Deus.

Frase como esta podemos ouvir, em muitas circunstâncias.

Quando não conseguimos entender o fenômeno da vida e da morte, nos revoltamos contra Deus.

Somos como a criança que se rebela contra a mãe quando ela a obriga a beber um remédio amargo.

A ideia falsa de um Deus perverso e caprichoso, que mata uns antes dos outros, que castiga alguns e privilegia outros, que dá a riqueza a poucos enquanto muitos vivem na miséria, é a responsável pela nossa revolta.

Concebendo um Deus temível, possuidor de todos os vícios humanos, pensamos que esse Ser invisível está sempre à espreita para nos pregar uma peça.

A nossa visão, ainda míope, no que diz respeito às leis que regem a vida, nos faz sofrer, como filhos ingratos que não compreendem as atitudes dos pais amorosos que têm como único objetivo a nossa felicidade.

Enclausurados na concha do egoísmo, não percebemos que nossos bem-amados não são os únicos que saem da cena física e só nos incomodamos com Deus quando Ele leva um dos nossos.

Indiferentes às leis que regem a matéria, não vemos que tudo o que nasce, tem que morrer, ou melhor, se transformar.

Nosso corpo físico é matéria. Como tal tem que se dissolver um dia. Quando isso acontece, lembremos de que somos Espíritos imortais e não apenas um corpo que desaparece na poeira do chão.

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Por causa disso, viveremos por toda a eternidade.

O que nos tem causado insegurança é pensar que Deus é a nossa imagem e semelhança e, dessa forma, seria portador de todos os vícios humanos.

Somos Espíritos imortais. Para alcançar a perfeição, é preciso mergulhar na carne, inúmeras vezes, através da reencarnação.

Um dia, num futuro ainda distante, não precisaremos mais entrar nem sair da carne, porque teremos alcançado o objetivo final.

Jesus, após a morte do corpo, surgiu, em Espírito, para legar à Humanidade a certeza da Imortalidade.

Não nos iludamos. O túmulo não é o fim da vida. É apenas o começo de uma nova fase de aprendizado para o Espírito imperecível.

Compreendendo a sabedoria e a perfeição das leis divinas, mudaremos a nossa reação diante da partida de um ser querido. E diremos com segurança:

Vi meu amado deixando o corpo físico e entendi porque Deus o levou... É que Deus o ama mais do que eu e o quer, por algum tempo, no mundo dos Espíritos.

Desse dia em diante, esperarei ansioso a oportunidade de um reencontro feliz. Por esse motivo, mais acredito e confio em Deus...

*   *   *

A morte nada mais é do que um fenômeno biológico natural.

Seja pelo desgaste normal dos órgãos físicos ou de outra forma qualquer, todos deixaremos o corpo e voltaremos à pátria espiritual, de onde viemos.

Assim, tenhamos a certeza de que a separação é apenas temporária. E que, mais cedo ou mais tarde, tornaremos a reencontrar nossos amores dos quais sentimos saudades.

Aguardemos.

 Redação do Momento Espírita.
Em 31.1.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998