Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Trabalhe para o bem

Na sua atividade profissional diária, quando você se põe a servir à vida com os recursos de que dispõe, a fim de que tudo se desenvolva ao seu derredor, procure cientificar-se das suas obrigações.

Pense no trabalho, desde o mais simples ao mais complexo, desde os esforços braçais mais inexpressivos aos olhos comuns, até as realizações mais grandiosas no campo intelectual, e faça tudo da melhor forma. Faça tudo com boa vontade.

Todo trabalho é bênção de Deus para quem o realiza. Todo serviço é nobre, desde que operado em homenagem ao excelso bem.

Se você maneja algum veículo, conduzindo passageiros, faça-o como se o seu veículo fosse uma divina carruagem devendo apanhar e entregar, com segurança, cada um dos seus irmãos, cada filho de Deus como você mesmo.

Caso você labore com alimentos, cozinhando, servindo, vendendo, faça tudo como quem administra a despensa celeste, devendo, por isso, ofertar o melhor aos irmãos do seu caminho.

Se você costura ou tece, retirando daí o seu sustento, faça tudo da melhor maneira. Aja como se manejasse a luminosa roca do Criador ou como se você fosse uma aranha inteligente e especial, incumbida de vestir e proteger os corpos dos irmãos do mundo.

Caso preste serviço na área da informática, hoje exuberante, considere que, por mais excepcionais que sejam as máquinas, você deve trabalhar como quem reverencia o cérebro e a mente, nos quais o Criador depositou as sementes da perfeição.

Se você lida com enfermos, como médico ou enfermeiro, trabalhe com os seus melhores recursos d'alma. Medite na honra de poder penetrar os segredos biológicos terrenos, cooperando com o grande autor no restabelecimento desses edifícios celulares.

Pense, ainda, nas realidades da vida orgânica que você pode controlar, mostrando-se um deus, com Deus atuando, em prol do próprio desenvolvimento.

Faça do melhor modo o seu trabalho. E esteja certo de que, se trabalha mal, de má vontade, embora possa causar transtornos aos outros, a si mesmo é que estará prejudicando.

Ainda que você não receba as considerações e reconhecimentos como gostaria, na Terra, pense na oportunidade que o Pai Criador lhe oferece. Confie. Ao seu tempo tudo melhorará.

Não se perca, evitando perturbar-se em sua atividade profissional. Antes, aprimore-se. Faça tudo com carinho e rigor para que a sua estada no mundo seja de muito proveito para o seu grande futuro.

A sua vida pode tornar-se um estuário de felicidade, num campo de alegria, evadindo-se das cadeias do remorso, do pessimismo, do egoísmo, do mal, enfim, para que a sua travessia humana seja um hino de ventura para o seu encontro com Deus por meio do seu semelhante.

*   *   *

O trabalho é, ao lado da oração, o mais eficiente antídoto contra o mal, porquanto conquista valores incalculáveis com que o Espírito corrige as imperfeições e disciplina a vontade.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. 11 do livro Para uso diário, pelo Espírito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 06.12.2010.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998