Momento Espírita
Curitiba, 20 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Nossa saúde

Saúde é um tesouro. Nós a desejamos para quem está para nascer, dizendo: Que venha com saúde!

Desejamos para quem completa mais um ano de vida, com os votos: Muita saúde, o resto damos um jeito!

E por fim, a queremos por toda vida para nossos familiares: Que Deus ajude para que nunca tenham uma doença grave.

Mas, e como está a nossa saúde? O que temos feito por ela?

Não vamos reprisar as recomendações valiosas dos médicos, que devemos ter ouvido muitas vezes: alimentação, exercícios, bons hábitos, higiene...

Vamos a um nível mais profundo, a saúde primeira, essencial, que determina o bom equilíbrio de tudo: a do Espírito.

O que temos feito pela sua manutenção, em especial?

Não precisaremos lembrar o quão frágeis ainda somos nessa área, pois grande parte das criaturas ainda não descobriu que a saúde espiritual é determinante para o bom funcionamento do corpo material.

Analisemos apenas bons hábitos que podemos desenvolver para melhorar a saúde da alma, conquistando, dessa forma, a saúde integral.

Numa espécie de Programa de Saúde, eis o que podemos buscar:

Primeiro: melhorar o padrão das nossas companhias e consequentes conversações, pois conversas vulgares acarretam desequilíbrio físico, decorrente das tensões e fixações mentais que tais assuntos geram em nós.

A partir do momento que mudamos esses hábitos, evitando a maledicência, trocando o pessimismo pelo otimismo, observando tudo com uma perspectiva bondosa, pacífica, deixamos de produzir as toxinas que tanto mal têm feito para nossa mente. Consequentemente, para nosso físico.

Segundo: praticarmos o autoamor, numa postura de autoacolhimento, aceitando-nos como estamos e, ao mesmo tempo, propondo-nos transformar para melhor, sem culpa e sem desculpismos.

Terceiro: cultivarmos bons pensamentos. Buscarmos irradiar simpatia, cordialidade para quem quer que seja, onde quer que estejamos.

Não enxergar os outros como adversários, mas sim irmãos de vida. Desejar o bem para quem quer que passe por nós.

Quarto: a oração, sempre a oração. É a melhor forma de elevar nossos pensamentos quando percebemos que estão aflitos, sobrecarregados, negativos demais. É uma maneira de pedir ajuda ao nosso anjo guardião, que é um Espírito superior que nos atende com prontidão.

Uma prece feita com o coração muda, radicalmente, o padrão de nossos pensamentos, permitindo-nos, muitas vezes, receber auxílios do Alto, que antes não éramos capazes de absorver por falta de sintonia.

E por fim: o trabalho no bem. Todo trabalho desinteressado no bem nos proporciona automedicação. Através do encontro com a proposta do bem, do amor ao próximo, iluminamos e nos autoiluminamos.

A verdadeira saúde não se restringe apenas à harmonia e ao funcionamento dos órgãos, possuindo maior extensão, que abrange a serenidade íntima, o equilíbrio emocional e as aspirações estéticas, artísticas, culturais, religiosas.

Podemos estar plenos, embora com alguma dificuldade orgânica, que será reparada do interior para o exterior. Ou podemos nos encontrar sem equilíbrio emocional.

Busquemos a saúde integral, a harmonia conosco mesmo e com tudo à nossa volta.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 6,
 do livro  
Autodescobrimentouma busca interior, item
Programa de Saúde, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 20.2.2019.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998