Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Casar todos os dias

Para nós, quando efetivamente uma pessoa se casa? Quando entendemos que alguém está casado com outro alguém?

Para alguns de nós, a resposta pode ser no sentido legal. Afirmamos, portanto, que casar é mudar o estado civil, é regulamentar uma situação perante a sociedade, é registrar a relação a dois em um cartório.

Se entendemos dessa forma, a concretização se dá com a certidão de casamento.

Mas, outros entendemos que o casamento se efetiva com uma cerimônia religiosa.

Independente de culto ou rito, da liturgia ou do credo, imaginamos que nos casamos após as promessas trocadas e o vincular a Deus a relação a dois.

Entretanto, não poucos de nós cremos que para estarmos casados basta ter a vida em comum, uma vida de relação na intimidade, dividindo o teto, o tempo vago, as preocupações.

Então, quando, efetivamente, casamos?

Todo relacionamento inicia com um certo encantamento, um sentimento diferente no peito, uma atração peculiar, quase irresistível.

A convivência ao longo dos dias, as experiências compartilhadas, permitem que o sentimento passe a diferentes patamares, ganhando raízes e profundidade.

Sutil no seu desenvolver, quando nos damos conta esse sentimento vai nos vinculando a quem nos permitimos nessa vida de relação.

Portanto, o casar é apenas o coroamento de uma relação que iniciou despretensiosa, e que se instalou, ganhando importante espaço emocional em nossa intimidade.

Não importa se para essa relação buscamos uma cerimônia civil, ou se nos vinculamos sem o compromisso da certidão de casamento.

Não importa se buscamos ou não alguma cerimônia religiosa.

Estar casado será muito mais a postura íntima que temos para com quem elegemos estar conosco do que as exterioridades que possam nos indicar o vínculo matrimonial.

E essa postura íntima se constrói aos poucos, e para a vida toda.

Ninguém está definitivamente casado e nenhum sentimento está pronto, acabado e congelado no tempo.

Casar é o reafirmar do compromisso, diariamente, em pequenos detalhes, ou grandes momentos.

Isso quer dizer que casamos todos os dias.

Casamos com o outro quando chegamos em casa à noite com o doce preferido do nosso par, porque lembramos de fazer uma pequena parada, na confeitaria, a fim de surpreender e agradar.

Casamos quando as preocupações do outro passam a ser as nossas, em uma postura não invasiva, mas de solidariedade, a fim de estarmos sempre prontos quando nos requisitar o apoio.

Casamos quando vibramos com as conquistas do outro como se nossas fossem, seja no reconhecimento profissional, nas conquistas pessoais, nas lutas que vence.

Casamos quando na doença conseguimos nos colocar como enfermeiro, nas dores como psicólogo, nas frustrações como amigo solidário, nas conquistas como aquele que mais vibra.

Sem esses cuidados e conquistas diárias, talvez o casamento feneça, arrefeça seu brilho e se perca no emaranhado de emoções desencontradas, que ainda carregamos no peito.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.8.2016.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998