Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Palavras positivas para um Novo Ano

Quando o Novo Ano se aproxima, habitualmente, se escrevem propostas de vida, metas a serem perseguidas nos dias que virão.

Ano Novo é sempre promessa de eventos promissores. Ele chega acenando esperança. Mesmo que se trate somente de algo convencionado pela Humanidade, tem seu significado.

Assinala uma etapa nova e, de um modo geral, todos pensam com otimismo no ano que chega. É o momento de programar a aquisição do imóvel para residência, fazer a viagem tão sonhada, passar no vestibular, concluir o curso de graduação, ter um filho.

São muitos os sonhos, as metas escritas na mente, no coração e no papel.

O que ocorre é que, por vezes, nenhum dos sonhos idealizados se concretiza nos dias que sinalizamos como meta.

Por que será? Naturalmente, muitos são os fatores mas, talvez se começássemos a nos expressarmos com palavras positivas, melhores fossem os resultados.

De um modo geral, quando algo ruim acontece, são sempre palavras negativas que brotam dos nossos lábios, como: Desse jeito não vai, Assim é impossível, ou Tudo dá errado para mim.

Expressões desse gênero marcam fortemente quem ouve e, geralmente, muitos ouvem, até mesmo porque as repetimos muitas vezes, narrando o fato a amigos, colegas, familiares.

E o Não vai dar certo... Isso é impossível... Não vou conseguir... com seu significado negativo, gravam no cérebro exatamente a negação.

E, como se fosse uma bandeira amarela em uma corrida de Fórmula Um, nosso cérebro grava um aviso, um alerta.

Assim, toda vez que uma situação se assemelhar à que resultou nas expressões negativas, nosso cérebro fará link com o fato que as determinou e aquelas marcas ou expressões surgirão imediatamente: Não vai dar... Impossível... ou Errado.

Trata-se de um sistema de proteção de nosso cérebro contra o que pode vir a acontecer, semelhante ao movimento instantâneo de levantar os braços que qualquer um faz quando uma bola, por exemplo, venha em sua direção.

Mesmo que as condições desse novo fato sejam distintas do fato que deu errado, nosso cérebro acionará, em primeiro lugar, de forma inconsciente, as expressões negativas, anteriormente registradas.

Portanto, que tal começar o Novo Ano modificando algumas das expressões habituais como Assim não dá para Como posso fazer isso dar certo, ou Assim é impossível para Preciso descobrir como fazer isso, ou ainda, Está tudo errado para Deve haver um jeito de dar certo.

*   *   *

É uma realidade a força da palavra. É do conhecimento geral que uma simples palavra dita em certo momento pode desencadear crises individuais e coletivas de proporções imensuráveis. A palavra é o veículo do nosso pensamento e, portanto, do nosso magnetismo pessoal.

No mundo individual, cada um de nós tem que conhecer a força que pode desencadear através da língua e dar apenas o bom uso para ela, lembrando a sabedoria do rabi Galileu - "Do que sai pela boca está cheio o coração."

Dessa forma, comecemos o Novo Ano, com disposição renovada.

Este ano será melhor! Conseguirei vencer! Trabalharei para conseguir o almejado!

Serei feliz, eu, minha família, meus amigos!

Façamos isso.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
 
Empresa positiva precisa de palavras positivas, de
 Roberto Garini, do site www.sonoticiaboa.com.br e no
 cap. 14, do livro
A carta de Tiago, de L. Palhano Jr., ed. Fráter.
Em 30.12.2022.

 

Escute o áudio deste texto

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998