Momento Espírita
Curitiba, 16 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Conflitos

Um dos graves problemas da criatura humana é a convivência no lar. Famílias existem marcadas por frequentes conflitos. Algumas os resolvem de forma sumária: os esposos se divorciam, os filhos optam por morar fora do lar.

Por vezes, a convivência é tão conturbada que alguém desabafa: Sinto vontade de esganá-lo. Preciso me controlar para não perder a cabeça.

Podemos detectar, nesses relacionamentos, Espíritos que se prejudicaram uns aos outros, em vidas anteriores. Por vezes, foram inimigos e agora estão se reencontrando. Unidos não pelo afeto, nem por afinidade, mas para a reconciliação, enfrentam dificuldades para se harmonizarem porque, de forma inconsciente, guardam a mágoa do passado. Daí as desavenças que, com facilidade, conturbam a vida familiar.

Na verdade, esses desencontros são decorrentes muito mais de nosso comportamento no presente do que dos compromissos do pretérito. Deus não nos reúne no lar para nos magoarmos e agredirmos. Alguém já disse certa vez: Deus espera que nos amemos e não que nos amassemos.

Se desejamos melhorar o ambiente doméstico, o primeiro passo é nos dispormos. Geralmente, esperamos muito uns dos outros, reclamando atenção, respeito, compreensão, tolerância.

Devemos cobrar tudo isso sim, e muito mais. Mas não dos outros, de nós mesmos. Melhorando-nos, estimularemos os familiares a fazer o mesmo.

Todos aprendemos pelo exemplo. A questão não é fácil, mas não é impossível. Quando dizemos esforço inútil, referindo-nos a uma pessoa intratável, irritada, agressiva, possivelmente o que nos falte seja mais um pouco de perseverança.

Não há quem resista indefinidamente ao bem. Além do mais, Jesus pacientemente espera pela nossa decisão de melhoria. Prossegue de braços abertos... aguardando nossa feliz decisão.

No lar, no trato com os familiares, pensemos que, se estamos juntos, motivos imperiosos existem. Assim, não percamos a oportunidade de desculpar, perdoar, acertar.

Se, às vezes, a situação se tornar melindrosa e nos sintamos vacilar, façamos como aquela mãe que era detestada pela filha, nos anos da infância. Abraçava-a e dizia: Filha, uma de nós duas é culpada. Desculpemo-nos.

Sábia atitude!

Não renascemos, nem estamos juntos para revides ou vinganças. Tornamos a nos unir para os ajustes com a Lei.

Afinemo-nos, pois, começando hoje por desculpar, agora, enquanto a oportunidade se faz presente.

*   *   *

Os pequenos sacrifícios em família formam a base da felicidade no lar.

É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.

O lar é o coração do organismo social. Em casa começa nossa missão no mundo.

 

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. 8, do livro
Sinal verde, pelo Espírito
André Luiz, ed. Cec; no cap. Conflitos
domésticos, do livro
Uma razão para viver, de
Richard Simonetti, ed. Gráfica São João e no
verbete
Lar, do livro Dicionário da alma, por
Espíritos diversos, psicografia de Francisco
Cândido Xavier, ed Feb.

Em 14.09.2012.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998