Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone As dores do mundo
 

Muitas vezes te encontras aturdido, com tantas dores que escutas a serem pranteadas pelas estradas da vida.

Aflige-te a alma as lágrimas que inundam tantos corações, afogados em atrozes compromissos emocionais.

Sentes a alma opressa frente a tantas aflições que grassam na sociedade, com uma frequência cada vez maior.

As inúmeras histórias que te relatam, vês ou mesmo vivencias no teu cotidiano, perturbam-te pela intensidade que carregam, deixando-te atônito, quando não, em desequilíbrio emocional.

As notícias que antes escutavas pelo noticiário, que ocorriam no país distante ou em uma realidade que não te pertencia, hoje visitam a tua realidade, tornando-se muito mais próximas do que desejavas.

O que outrora era apenas algo que não te dizia respeito, hoje faz parte da tua vida, pois que já visita teus familiares, amigos e a ti mesmo.

Percebes que as aflições e dores do mundo chegaram a ti, sem te dares conta ou te preparares para tanto.

É natural que seja assim. Jesus, ao alertar que no mundo só se teria aflições, lembra do caráter e propósito da  estada no planeta Terra, abençoada escola de redenção.

As dores e aflições que vivencias no mundo e, mais intensamente, na tua intimidade, são os propósitos da vida para teu aprendizado, para o aprendizado de todos nós.

Assim, é natural que cada um de nós vivencie o de que necessita para seu mundo íntimo, e para a aprendizagem dos valores de que ainda carece.

As aflições que te ocorrem são proporcionais à estrutura emocional que já desenvolveste. Por isso, Deus permite que essas te cheguem, visitando tua intimidade emocional.

As dores que vivencias são as lições preciosas, conforme virás a perceber logo mais, podendo aquilatar com mais tranquilidade da importância que elas carregam para teu aprendizado.

Jamais maldigas das aflições que te chegam, por mais intensas que hoje elas te pareçam.

É verdade que, muitas vezes, não consegues nem ao menos entender a razão e os porquês do que te sucede.

Porém, se questionas da Justiça de Deus para contigo, lembra que Ele era muito antes do que tu mesmo fosses e, por isso, sabe muito bem avaliar das tuas necessidades.

Em tempo propício, poderás entender melhor o que hoje te ocorre. Enquanto isso, guarda-te na certeza de que Deus cuida de ti, de cada um dos teus passos, velando para que tua felicidade se construa plena, logo mais.

Guarda-te na fé do entendimento que Deus é  Pai amoroso, resguarda-te na oração, que te fortalecerá e te encorajará para enfrentares o que deves.

Nenhuma aflição pela qual passes será injusta. E todas as dores que experimentes, poderás transformar em lições valiosas.

Dessa forma, esses dias de tribulação, pelos quais ora passa a Humanidade, logo mais serão sucedidos por dias de felicidade e paz, tal qual o sol que, inevitavelmente, raia após a tempestade, por mais intensa que essa se apresente.

Pensa nisso.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 24.09.2011.
© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998