Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone O amor ao dinheiro move os executivos

Postura empresarial fere os Dez Mandamentos.

Foi a essa conclusão que o professor de Pós-Graduação e Marketing, Marcelo Peruzzo, chegou, após realizar séria pesquisa com centenas de executivos brasileiros.

Mas, afinal de contas, o que os Dez Mandamentos e a administração empresarial têm em comum?

Tudo, na opinião do professor Peruzzo.

Ele fez uma pesquisa junto a executivos brasileiros, para verificar se eles aplicam os mandamentos no dia a dia das empresas. Do total de consultados, setenta e um por cento disseram acreditar nas regras divinas, mas, contraditoriamente, a maioria não as cumpre.

A pesquisa do professor tem um grau de confiabilidade de noventa e cinco por cento. Segundo ele, os empresários que praticam os pecados organizacionais correm o risco de desaparecer do mercado.

Isso já aconteceu com gente que cobiçou o mercado do próximo, quis crescer muito rápido e quebrou.

O primeiro mandamento – Amar a Deus sobre todas as coisas – é desrespeitado por, pelo menos, cinquenta e quatro por cento dos entrevistados, que confessaram colocar o dinheiro acima de todas as coisas, cometendo, assim, o que o especialista chama de primeiro pecado organizacional.

A mentira é prática entre sessenta e um por cento dos entrevistados, que admitem prometer coisas que não cumprem, desrespeitando, segundo a analogia do professor, o mandamento segundo o qual o nome de Deus não deve ser pronunciado em vão.

O período de descanso não é respeitado por quarenta e três por cento dos executivos, que trabalham dia e noite, inclusive nos fins de semana e feriados, relegando tudo em nome da empresa.

O professor Peruzzo também considera que cinquenta e três por cento dos entrevistados não respeitam o quarto mandamento – Honrar pai e mãe –, porque esquecem a família e os amigos para dedicação total à organização.

A quinta regra divina, que determina que o cristão não deve matar, estaria sendo desrespeitada por quarenta e seis por cento.

Esse pecado organizacional pode significar matar o cliente, oferecendo um serviço de péssima qualidade; matar a concorrência, que é importante para impulsionar o próprio crescimento da organização; e matar a sociedade, não assumindo a devida responsabilidade social.

A traição é uma prática comum entre trinta e oito por cento dos entrevistados, que começam a manter relacionamentos com funcionários ou colegas de trabalho, devido ao distanciamento da família e do amor.

Mais da metade dos entrevistados, cinquenta e dois por cento, confessou praticar o sétimo pecado organizacional, equivalente ao Não roubarás: fazer transações comerciais em que não existe uma troca justa, provocando prejuízo para a outra parte.

Um percentual muito expressivo de sessenta e quatro por cento dos executivos respondeu que forja políticas em benefício próprio, conspirando, fofocando, com inveja e ganância, e não se importa em prejudicar o próximo para obter vantagem.

Esse tipo de atitude joga por terra o oitavo mandamento que estabelece: Não prestarás falso testemunho contra teu próximo.

Vinte e sete por cento dos executivos declarou que utiliza de poder e persuasão para seduzir colegas ou subordinados, contrariando o nono mandamento.

Deixando de lado o décimo mandamento - Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo – trinta e sete por cento dos executivos admitem como objetivo da empresa apenas o lucro e a conquista de mercado, cobiçando o espaço dos outros concorrentes.

*   *   *

Talvez você, como empresário, ache que Deus não tem que se envolver nos negócios dos homens e que Seus mandamentos devam ser atendidos apenas pelos religiosos.

No entanto, se considerar que Deus é o verdadeiro dono de tudo e que você é um mero administrador, então tratará de olhar o mundo dos negócios de forma diferente.

Mas se você é cristão, seu compromisso é ainda maior, pois foi o Cristo que afirmou que todos nós, um dia, seremos chamados pelas Leis Divinas a dar contas da nossa administração.

Pense nisso!

 

Redação do Momento Espírita, com base no livro Os Dez
Mandamentos de Deus e os pecados organizacionais, e em matéria
publicada no jornal
Gazeta do Povo em 20.1.2002, no caderno de Economia.
Em 27.6.2013.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998