Momento Espírita
Curitiba, 29 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Caminhos diferentes
 

Contam as tradições apostólicas que Simão Pedro, já idoso, deixou a velha cidade de Roma, ante a perseguição desencadeada pelo Imperador.

Quando se aproximava da saída da cidade, observou uma grande luz que vinha em sua direção. Colocou a mão sobre os olhos, como a protegê-los, tentando descobrir o que era.

Seria uma estrela caída dos céus? Um mensageiro de Deus, talvez, andando pelas estradas do mundo?

Quando a luz se aproximou o suficiente, ele pôde observar os contornos de uma figura humana. Bastou uma olhada rápida, para cair de joelhos e exclamar:

Mestre!

Ele acabara de reconhecer Jesus. Mas o peregrino não parou. Passou por ele e continuou o seu caminho. Então, o velho pescador perguntou, como desejando deter aquela figura querida perto de si:

Senhor, aonde vais?

Voltou-se Jesus e Pedro pôde lhe registrar o olhar de tristeza que lhe tomava a face.

Vou a Roma, Pedro, para estar com o meu rebanho.

Foi o suficiente para que Pedro se erguesse, sacudisse o pó da estrada e retornasse a Roma. Ele era o líder e não podia, naquele momento doloroso abandonar os seus irmãos.

A atitude de Pedro nos leva a reflexionar a respeito do nosso próprio proceder. Por vezes, quando nos apercebemos da riqueza que são os ensinos de Jesus, desejamos nos isolar do mundo.

É como se planejássemos subir a uma grande montanha, buscando a quietude a fim de crescer em sabedoria. Pensamos em como o isolamento nos poderá permitir profundas reflexões a respeito dos ensinos do Mestre.

E, contudo, não foi essa a lição que Jesus nos deixou. Enquanto viveu na Terra, esteve com os miseráveis, os enfermos, os necessitados de toda ordem.

A Sua recomendação foi a de ir ao encontro da dor para amenizá-la, das feridas para curá-las.

É no contato com os homens que aprendemos a dominar os tigres que se agitam dentro de nós.

É nas lutas de cada dia que adquirimos o poder de abandonar a casca do homem velho, de uma vez para sempre.

No meio das multidões famintas, é que podemos realizar os milagres que só o amor promove. Ali, em contato com as grandezas e misérias do próximo, encontramos forças para as nossas próprias misérias e descobrimos as nossas forças íntimas mais profundas.

*   *   *

Transformemo-nos para o bem o quanto possamos. Vistamo-nos das reais virtudes, que florescem aos poucos. Aprendamos a servir.

Esse é o verdadeiro caminho dos que pretendem seguir Jesus.

Gandhi, o líder religioso da Índia, serviu a Jesus através de uma vida útil e laboriosa.

Lincoln, Presidente dos Estados Unidos, serviu a Jesus através de suas renúncias, coragem e lutas, servindo ao povo.

Madre Teresa de Calcutá, dedicada à vida religiosa, transformou a sua vida em holocausto para que outras vidas tivessem vida.

Pensemos nisso e sigamos Jesus. Desenvolvamo-nos no amor e espalhemos a luz do Cristo, fazendo-nos felizes.

 

Redação do Momento Espírita, com pensamentos finais do cap. 12 do livro Para uso diário, pelo Espírito Joanes, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 06.12.2010.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998