Momento Espírita
Curitiba, 19 de Abril de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Mensageiros de Deus
 

O doutor Marshall Strome, da Clínica Cleveland, em Ohio, tinha um sonho. Ele observara como a voz era importante para as pessoas.

Teve um paciente de pouco mais de 40 anos que tivera a sua laringe cancerosa removida com sucesso. Agora, ele teria muitos anos de vida pela frente.

Duas semanas depois, porém, o paciente, que jamais demonstrara sinais de desequilíbrio ou problemas psicológicos anteriores, se suicidou.

Dr. Marshall conhecia a história de muitos pacientes que relutavam em ter a laringe cancerosa retirada, mesmo sabendo que a cirurgia poderia lhes salvar a vida.

Foi aos 57 anos que Dr. Marshall conheceu Tim Heidler que, anos antes, aos 21 anos, tivera a laringe esmagada em um acidente.

Ele se dirigia para o trabalho e, tomando um atalho, por se encontrar atrasado, sofreu um acidente com um cabo de aço atravessado de um lado a outro de uma trilha. Seu sonho então era ser bombeiro em tempo integral.

Devoto, cantava no coro da igreja todos os domingos. Dois anos de hospital lhe afirmaram que jamais ele voltaria a usar a voz. Durante quase um ano ele ficou sem poder ingerir alimentos sólidos.

Dezenove anos depois, recuperado, com saúde, ele continuava pedindo a Deus que lhe permitisse ser curado ou morrer.

A vida se desmoronara após o trágico acontecimento. Separara-se da esposa e se tornara um homem triste.

Dr. Marshall era a sua esperança. Ele lhe apontava a possibilidade de ter sua voz restituída, após um transplante. Porém, com riscos muito graves.

Ele poderia morrer na cirurgia. A laringe nova estaria sujeita a não funcionar e ele perderia outra vez a capacidade de engolir.

Valeria a pena arriscar a vida para ter de volta a sua voz?

Olhe bem dentro de você, lhe disse uma enfermeira. A decisão tem de ser sua.

Tim resolveu se submeter ao transplante. O doador era um homem de 41 anos, que morrera em consequência de um aneurisma cerebral.

Três dias depois da cirurgia, após um exame nas cordas vocais, numa voz baixa e áspera, Tim pronunciou a palavra: Olá.

Seus olhos se encheram de lágrimas. Depois de quase vinte anos, era a primeira vez que ele pronunciava uma palavra, sem a laringe eletrônica.

O médico também se emocionou. Ambos tinham empreendido uma batalha feroz e haviam saído vencedores.

Sua voz não era a de antigamente, nem a do doador. Era uma voz totalmente nova.

Tim Heidler voltou a cantar na igreja da sua Congregação e se tornou um palestrante, no intuito de levar ao mundo a sua história, acreditando que ela possa ajudar a salvar algumas vidas.

*   *   *

Mensageiro de Deus é todo aquele que se transforma em fonte segura e arrimo dos seus irmãos.

Desta forma, médicos dedicados que se debruçam sobre os livros e aprimoram técnicas cirúrgicas, para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos homens, são a prova do amor de Deus a Suas criaturas.

São credores da nossa gratidão e das nossas preces, para que não percam o ânimo e continuem suas pesquisas, objetivando diminuir a dor de tantos enfermos e devolver esperança a criaturas desiludidas.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Eu quero
recuperar minha voz!, publicado em Seleções
 Reader´s Digest, de abril de 1999.
Em 18.10.2010.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998