Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Por que mentem nossos filhos?
 

Por que com tanta frequência surpreendemos nossos filhos relatando mentiras?

As causas são várias e algumas delas têm a ver com nossa própria maneira de ser.

Crianças pequenas tendem a exagerar acontecimentos, dificuldades e problemas. É o recurso de que se utilizam quando não se sentem ouvidas. São manobras de que se servem para ganhar os adultos.

O exagero sobre o que acontece na escola, na vizinhança é o ponto de partida. Crescidos, adolescentes, serão aqueles mesmos que buscarão emoções fortes, submetendo-se a riscos inúteis, tudo para se sentirem importantes.

Quando a criança é o filho do meio padece outras situações. Afinal, ele não é o maior que supera obstáculos e ganha medalhas no esporte ou nas artes. Não se sobressai.

Também não é o bebê cujas gracinhas encantam os pais, que a cada gesto, a cada palavra se enchem de alegrias.

Como ninguém se importa porque ele aprendeu uma nova canção, ele exagera dizendo que foi convidado a cantar perante o colégio todo.

Como não lhe dão importância se ele disser que correu muito e venceu um colega, ele contará que foi o melhor de toda a classe.

Contará vantagens, criará fantasias, e logo passará a ser denominado como chato pelos colegas, ridicularizado por outros, sem se mencionar que a mentira causa desequilíbrio, tensão e enfermidade.

Pode acabar rejeitado pelo grupo, mal visto por professores e pelos próprios pais.

E só desejava ser ouvido. Possivelmente deveremos estar pensando que como pais é impossível deixar de escutar a tagarelice dos pequenos. Sim, escutamos. Mas escutar não é ouvir.

Eles falam e nossa resposta é um resmungo, sem verdadeiro interesse de ouvir o que eles nos contam.

Suas pequenas conquistas, seus novos amigos, seus medos ante as provas que se avizinham.

Ouvir os nossos filhos é um ato de amor. Exige paciência e dedicação.

Observemos se, para falar conosco, os filhos não têm que competir com nosso trabalho, com o filme, com a novela, com os outros irmãos e as coisas fantásticas que realizam.

Aprendamos a valorizar as mínimas conquistas dos pequenos. Quando enxergarmos a riqueza das pequenas coisas, descobriremos quão preciosas podem se tornar as horas de convívio doméstico.

Ao mesmo tempo, asseguraremos aos nossos filhos seu lugar no mundo, equilibrados e verdadeiros.

*   *   *

Ao menos uma vez ao dia esqueçamos os problemas financeiros, os juros altos, a elevação do dólar, a queda nas bolsas de valores.

Sentemo-nos para ouvir nosso filho, relatando como descobriu um formigueiro no fundo do quintal, como conseguiu escrever seu nome completo, como conseguiu ler o outdoor na frente da escola.

Ao menos uma vez por dia demonstremos interesse e respeito por suas palavras, gestos e expressões.

Valorizemos o que eles mencionam. Ouvir nossos filhos é procurar entender a importância do que descrevem. É se importar em ajudá-los a pensar e sentir.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Pequenos contadores
de “causos”, publicado no jornal Gazeta do povo, Curitiba, PR., de 31/01/99.
Em 09.10.2009.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998