Momento Espírita
Curitiba, 28 de Março de 2024
busca   
no título  |  no texto   
ícone Trabalho abençoado
 

A palavra trabalho pode ser definida como um exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa.

Então, tudo aquilo que fizermos para nos melhorar material, moral ou intelectualmente pode ser chamado de trabalho.

Desde as tarefas domésticas, passando pelos estudos e pelo trabalho remunerado, o homem passa a maior parte de sua vida voltado para o trabalho.

Muitos não valorizam as tarefas domésticas por não achá-las dignas, ou porque não são remuneradas. Na verdade, este é um trabalho fundamental na família, pois organiza o lar deixando-o acolhedor.

Nas tarefas domésticas temos a oportunidade de expressar nosso amor pela casa e família, com limpeza, organização, alimentação. Também, uma forma de iniciar as crianças no trabalho, solicitando sua cooperação.

Os estudos, desde a infância até a vida adulta, são uma forma de evoluirmos intelectualmente, preparando-nos para uma futura profissão.

O trabalho remunerado ou emprego é lembrado, pela maior parte das pessoas, como uma forma de conseguir um salário e assim sustentar-se e à sua família.

Sem dúvida, esta é uma das razões pela qual trabalhamos, mas seria muito limitado ver esta atividade apenas desta forma.

Em nosso emprego podemos aplicar, muitas vezes, tudo aquilo que estudamos. Isso nos realiza, e, geralmente nos faz buscar mais aperfeiçoamento.

No ambiente de trabalho aprendemos a nos relacionar com pessoas muito diversas, trabalhando nossa humildade para obedecer, nossa paciência, nossa solidariedade, e, não raro, nossa bondade e bom senso para bem chefiar.

Há muitos que iniciam seu trabalho precocemente devido à necessidade de sustento próprio, não tendo a oportunidade de escolher uma profissão através do estudo. Isso, de maneira alguma, diminui a importância de seu trabalho.

Lembremos que, não importa o que fazemos, devemos ter em mente que somos parte de uma imensa cadeia, e que devemos fazer o melhor que pudermos.

Se o emprego que temos nos desagrada, procuremos outro com paciência e humildade. Estudemos mais, melhoremos nosso currículo para, no tempo certo conseguirmos outra oportunidade.

Se o salário não nos parece suficiente, sejamos prudentes com nossos gastos e nos eduquemos financeiramente, pois, talvez este seja o objetivo de passarmos por esta situação.

O importante é lembrar que o trabalho é uma forma de evolução a nós concedida por Deus.  Por isso, a importância de sempre ser feito com amor e dedicação.

Lembremos que Jesus, Espírito puro, trabalhou como carpinteiro, junto a Seu pai, para o sustento da família, nos dando um admirável exemplo de humildade e dedicação.

Não nos esqueçamos de agradecer diariamente a Deus, o trabalho que temos, braçal, intelectual, seja o que for.

Tenhamos em mente que pelo trabalho desenvolvemos e exercitamos habilidades, progredindo material e espiritualmente.

   Redação do Momento Espírita com base no cap. 11 do livro
Estudos espíritas, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed.Feb.
Em 22.05.2009.

© Copyright - Momento Espírita - 2024 - Todos os direitos reservados - No ar desde 28/03/1998